quarta-feira, 25 de julho de 2012


Eleições 2012

9 candidatos podem ficar inelegíveis

Nova apuração do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou 24 pessoas da Região Metropolitana de Tubarão na listagem.
25 de Julho de 2012 às 01:04min

 

O trabalho dos juízes eleitorais será árduo neste ano. A nova listagem das pessoas que tiveram contas rejeitadas e poderiam estar inelegíveis chega a 720 pessoas no estado. Deste total, pelo menos 180 pessoas são candidatos a algum cargo público neste ano. Na primeira lista, eram 347 nomes.
Contudo, o procurador regional eleitoral em Santa Catarina, André Stefani Bertuol, contestou a falta de nomes que deveriam constar no documento. Então, descobriu-se que a primeira listagem estava incompleta. Daí o aumento no número de possíveis inelegíveis.

O TCE considerou apenas os atingidos por uma resolução de 2006, enquanto deveria ter feito o documento dentro dos moldes decorrentes da Lei da Ficha Limpa, em vigor para estas eleições. Na região, 17 nomes foram inscritos na primeira lista e dez integram o segundo documento.
Deste total (27), apenas três citados aparecem nos dois documentos: José Roberto Martins (PSDB), prefeito de Imbituba; Volnei dos Santos (PMDB), ex-vereador de Capivari de Baixo; e Bertilo Heidemann (PMDB), ex-prefeito e candidato ao mesmo cargo em Santa Rosa de Lima.

Com isso, o total de pessoas que caíram na ‘malha fina’ da justiça eleitoral fica em 24 pessoas. Destas, nove são candidatos a cargos públicos nas eleições de outubro deste ano.
Agora, caberá à comarca definir quais os casos encaixam-se na lei da Ficha Limpa, para aí sim deferir ou não a candidatura destas pessoas. Especialmente porque nem todos os agentes públicos constantes na lista são inelegíveis.
Somente aqueles que tiverem as suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, que configure ato doloso de improbidade administrativa e, por decisão irrecorrível do órgão competente, podem ser afetados pela nova lei em vigor.

Ficha Limpa
As alterações produzidas pela Lei da Ficha Limpa estão em vigor desde 2010 e foram julgadas inteiramente constitucionais em fevereiro deste ano pelo Supremo Tribunal Federal. Conforme a regra, a inelegibilidade é aplicada para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes a partir da data da decisão.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Assassinato
João Damasceno Machado, 34 anos, foi acusado de ter matado a ex-mulher Jucélia de Castro, 33, em 2010.
  
Armazém
 
Após 12 horas de júri popular, em Armazém, João Damasceno Machado, 34 anos, foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto, por lesão corporal, pela morte de Jucélia de Castro, sua ex-mulher. O crime, que chocou a população na época, ocorreu em 2010. 
 
A sessão terminou por volta das 21h30min de terça-feira, no auditório da Casa Familiar Rural, na localidade de Sertão dos Correas. No entanto, o caso deve render mais desdobramentos, pois tanto a defesa quanto a acusação podem recorrer da decisão. 
 
João Damasceno ficou um ano foragido desde a noite do crime e, depois, foi detido após denúncias anônimas por meio de um mandado de prisão preventiva e conduzido ao Presídio de Tubarão para aguardar o julgamento. A costureira Jucélia de Castro, 33, foi encontrada por uma amiga caída na sala do próprio apartamento, na manhã de 9 de maio de 2010, no Dia das Mães. 
 
Jucélia tinha ferimentos na cabeça por golpes de garrafa e o tórax perfurado por uma faca. A amiga teria ido até a sua casa depois de receber uma ligação da ex-sogra da costureira. A mãe do acusado pediu que ela fosse ao local verificar se estava tudo bem com a ex-nora, pois tinha encontrado as roupas do filho sujas de sangue.

 

Dupla é presa com cocaína pura

 
 
 
 
Laguna

Uma bucha de cocaína pura e torrões de maconha foram apreendidos ontem à tarde, em Laguna, com dois homens, de 22 e 24 anos. A dupla foi encaminhada à Central de Plantão Policial e autuada por tráfico de drogas.
O flagrante foi presidido pelo delegado Flávio Costa Gorla. “Todos os indícios levaram à existência da comercialização das drogas. A cocaína ainda seria batizada”, revelou o delegado. Por volta das 15h30min, a guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) da Polícia Militar observou ocupantes de dois veículos que estavam em atitude suspeita, nas proximidades da Praia do Gi.

Havia oito pessoas nos carros, todas foram revistadas. Na roupa de um deles, o mais velho, os policiais encontraram um torrão de maconha, uma bucha de cocaína, um esmurrugador e R$ 1.506,60. O outro possuía cinco tabletes de maconha, pequena quantidade de
dinheiro e um aparelho de celular.
A dupla foi encaminhada à Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna. Eles também tinham alguns dólares.

 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Criminalidade
Na maioria dos roubos, os bandidos usam motocicletas para fugir com rapidez. Mas, ontem, os planos não saíram como eles esperavam.
 
Os assaltos a estabelecimentos comerciais em Tubarão, em sua maioria, são praticados por criminosos que usam motocicletas como para fugir. Estes veículos dificultam a ação da polícia, devido à rapidez e a facilidade de escondê-lo. Muitas vezes, os criminosos nem são localizados. 
 
Ontem, foi diferente. Minutos após assaltar o Posto Michells, no bairro Oficinas, por volta das 16 horas, os policiais militares localizaram a dupla. E, junto com os dois, mais seis foram conduzidos para a Polícia Civil.
 
Dos oito, três são menores. Um deles, de 13 anos, participou do assalto, juntamente com um homem de 35 anos. O adolescente possuía um mandado de busca e apreensão. 
 
A dupla entrou no posto, anunciou o assalto, levou dinheiro e um aparelho celular, e fugiu em direção ao bairro Fábio Silva. Quando as guarnições da Polícia Militar chegaram na localidade, encontraram a motocicleta usada no crime em uma casa, onde estavam as oito pessoas. O veículo tinha registro de furto e a placa adulterada. 
 
Os menores foram conduzidos à Delegacia da Criança, do Adolescente, e de Proteção à Mulher e ao Idoso e os adultos à Central de Plantão Policial (CPP). Três foram liberados. O de 35 anos foi encaminhado ao Presídio Regional e o menor assaltante conduzido ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep).  
 
Ambos foram reconhecidos pelas vítimas e por meio do sistema de câmeras do posto. Outros três (dois adultos e um adolescente) permaneciam com a Polícia Civil até o fechamento desta página, acusados de desacato. Durante todo o procedimento da Polícia Militar, desde a abordagem, eles deram muito trabalho. 
Detentos
Representantes de algumas entidades estiveram ontem no Presídio Regional para ver o andamento dos trabalhos.

Tubarão
 
Se tudo ocorrer no ritmo em que estão as obras, os detentos do Presídio Regional de Tubarão poderão estudar a partir do próximo mês. A seleção dos que terão acesso à sala de aula será feita pelo judiciário, por meio da vara de execuções penais. 
 
Na tarde de ontem, representantes de algumas entidades estiveram na instituição prisional para ver o andamento dos trabalhos. A documentação que legaliza a obra foi entregue pelo presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão (Area-TB), Thomaz Moojen, ao diretor do presídio, Glauco Roberto dos Santos. A entidade arcou com o projeto e os custos do alvará. 
 
Três detentos trabalham na reforma. A sala de aula funcionará onde hoje é o posto da Polícia Militar. O espaço comporta 20 carteiras e tem um banheiro. A base da PM será removida ao piso superior, que será a reformado, porque não há paredes nas laterais, que começam a ser fechadas esta semana.  
 
Um contato será feito com o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) para viabilizar um professor. A sala será multifuncional, pois servirá também para palestras e integrantes de igreja realizarem missas e cultos aos apenados. A Ferrovia Tereza Cristina e a Tractebel Energia foram as empresas que doaram materiais para a obra. 
Fatalidade

 
Sangão


Uma fatalidade tirou a vida ontem do empresário Danilo Hobold, de 53 anos, no distrito de Morro
Grande, em Sangão. Ele operava o guincho de um caminhão Munck em uma cerâmica, quando uma parte do veículo encostou em uma rede de alta tensão.

A estrutura de um galpão era montada na cerâmica. A descarga elétrica transmitida matou Danilo na hora. Ele era proprietário de uma empresa de artefatos e pré-moldados de cimento.
O empresário havia sido contratado pela cerâmica para executar o serviço. Os bombeiros voluntários de Jaguaruna deslocaram-se ao local, mas a vítima estava com ausência total dos sinais vitais. O acidente ocorreu por volta das 14 horas. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Tubarão.

Danilo morava no distrito de Morro Grande e era uma pessoa muito conhecida na cidade de Sangão e região. Além de empresário, ele atuou na área política. Danilo foi vereador e candidato a prefeito. Ele deixa esposa e filhos.

Quem sou eu

Minha foto
nesse blog você fica em pânico com as noticias de nossa cidade,crimes,roubos,gatos e tubarões e os fantasmas...cuidado eles existem...laguna sc a cidade dos gatos que viram tubarões...