segunda-feira, 4 de junho de 2012


Guia Gay de Porto Alegre









Uma boa forma para começar a conhecer a capital dos gaúchos é fazer um passeio de barco pelo Rio Guaíba, as saídas são do Cais do Porto e da Usina do Gasômetro, espaço público com cinema alternativo, exposições e feiras. Também é legal dar uma caminhada sem camisa pela orla do Guaíba, mais bonita à medida que a gente se aproxima do calçadão do Bairro Ipanema, Zonal Sul.


A Rua da Praia leva ao centro da cidade. Você vai passar pela praça que abriga – nos sábados apenas – a Feirinha da Cidade Antiga, com culinária oriunda de vários países do mundo; pela antiquíssima Igreja das Dores; e pela Casa de Cultura Mário Quintana. Chegando à Praça da Alfândega dá para visitar o MARGS e outros museus, o banheirão público – onde rolam babados fortíssimos – e a Feira do Livro (em novembro). Adiante há o Paço Municipal e o Mercado Público, cheio de movimentação tri democrática, local ótimo para almoço, lanche, sorvete ou compras diversas.


Aos fins de semana a Rua José Bonifácio, no Bairro Bom Fim, é atração certa. Sábado pela manhã tem feira ecológica e domingo tem Brique da Redenção. À noite, nessa rua super-arborizada, garotos de programa exibem o que têm de melhor... Fica ao lado do Parque Farroupilha ou da Redenção, grande massa verde onde os porto-alegrenses passeiam de bermuda e chinelo, tomando chimarrão e trocando olhares. De noite a pegação é forte!! Também rola na Redenção o Baile da Cidade, a cada final do mês de março, para comemorar o aniversário de Porto Alegre, que em 2004 comemora 232 anos. Por falar em parques, aproveite para dar seu close no Parque Marinha do Brasil e no Parcão, Bairro Moinhos de Vento.


Dica: a Cidade Baixa, bairro central, está movimentadérrima! No Largo Zumbi dos Palmares, parte o bus de dois andares da Linha Turismo, que durante 1h15min circula por toda a cidade (de terça a domingo). As calçadas da Rua da República e Lima e Silva já estão apertadas para as mesas dos bares e pubs que surgem do dia para a noite, alguns com fiel clientela lésbica. O Nova Olaria fica ali perto e é um minishopping a céu aberto onde as bibas e sapatinhas se reúnem na domingueira para bater papo ou ir no Cine Guion, sempre exibindo bons filmes. Na redondeza estão a black music do Gê Powers e duas elegantes casas noturnas GLS. Ficar atento à programação da casa de shows Opinião ou dos teatros porto-alegrenses é uma boa idéia...


Aqui, na capital gaúcha, você pode se valer do excelente sistema de transporte coletivo, até a meia noite. Além da simpatia dos taxistas, é claro! As linhas T (Transversais) da Carris, empresa pública de ônibus, poderão levá-lo para curtir uma trilha prá lá de antropológica. Com o T5, por exemplo, você sai do Shopping Praia de Belas, passa pelo Bom Fim (Lancheria do Parque e Ocidente Bar), por saunas gueis e pelas baladas badaladas da Cristóvão Colombo, seguindo em direção à Zona Norte.


Seja bem vinda e bem vindo ao Rio Grande do Sul!


Não esqueça de visitar Pelotas, cidade natal de todas nós, nem de conhecer a Serra Gaúcha e seus lindos gringos. E deixe a timidez para trás, porque os bofes daqui gostam de olhares atrevidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
nesse blog você fica em pânico com as noticias de nossa cidade,crimes,roubos,gatos e tubarões e os fantasmas...cuidado eles existem...laguna sc a cidade dos gatos que viram tubarões...