segunda-feira, 4 de junho de 2012

Homem morre vítima de Gripe A


O morador de Capivari de Baixo foi internado semana passada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, onde ficou por alguns dias. Por causa das complicações, foi encaminhado à UTI e faleceu.

O primeiro caso de morte por Gripe A, neste ano, foi confirmado na região. A vítima foi um homem de 40 anos, de Capivari de Baixo.
Ele foi internado semana passada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, onde permaneceu
uma semana internado. Por causa das complicações, foi encaminhado para a UTI e faleceu nesta quarta-feira.

Além dele, outro caso da doença foi confirmado nesta semana. Um jovem de 16 anos, de Jaguaruna, também foi internado com os sintomas da doença.
Os casos suspeitos são enviados para exame no Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis. O procedimento é o mesmo: colher a secreção do paciente. O prazo para a resposta é de dois dias. Mas, com toda esta demanda do estado, às vezes demora um pouco mais.

Desde o início do ano, a região possui sete casos confirmados. Cinco deles em Tubarão. Quatro foram registrados em pessoas de uma mesma família e outros em uma mulher grávida. Todos passam bem.
A região de Tubarão é a quinta com o maior número de casos confirmados no estado. Está
atrás de Blumenau, Itajaí, Rio do Sul e Florianópolis. De qualquer forma, o risco de epidemia está descartado. “Ainda não há por que se preocupar. Ao ter febre, tosse e falta de ar, é importante procurar o posto de saúde”, orienta a responsável pelo programa de combate à Influenza A na 20ª gerência regional de saúde em Tubarão, Marlene de Sousa Gonçalves.
Para se proteger da gripe, principalmente nesta época do ano, a principal arma é a prevenção. Para que o vírus não se prolifere, é importante manter os ambientes bastante ventilados e as mãos higienizadas sempre.

Região vai ultrapassar a meta de vacinação!

Na região da 20ª gerência regional de saúde em Tubarão, 99,16% do público alvo foi imunizado. A meta era vacinar contra o vírus da gripe 35.595 pessoas nas 14 cidades que abrangem a gerência. Até ontem, foram 35.296. “Esperamos amanhã (hoje) atingir os 100%”, acredita a coordenadora da campanha na 20ª gerência em saúde, enfermeira Janete Zandomênico.
Tubarão é a cidade com o maior número de pessoas vacinadas: 16.461, o que corresponde a 105,64% do público. Porém, em porcentagem, a cidade que mais vacinou foi São Martinho, com 107,26% da população atingida.

Números no Brasil

Apenas três estados conseguiram atingir a meta de 80% de imunização contra a gripe. Santa Catarina está em primeiro lugar, com 85,92% da população alvo vacinada. Em seguida, aparecem o Acre (81,7%) e Alagoas (80,16%).
No Brasil, foram vacinados 20,6 milhões de pessoas. Este número representa 68,34% do público, que inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, índios e profissionais de saúde. A meta do governo federal é imunizar 24,1 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do público-alvo.

O ministro da saúde, Alexadre Padilha, fez um apelo ontem para que a população procure os postos de saúde para receber a dose da vacina até hoje, último dia da campanha. “Podemos discutir caso a caso, alguns estados específicos que possam não ter atingido a meta, mas o fundamental é que as pessoas se vacinem. Quando se toma a vacina, demora de dez a 15 dias para se estar totalmente protegido contra a gripe. Portanto, se vacinar nesta data permite que você esteja protegido no momento em que o inverno é mais rigoroso e em que a transmissão da gripe aumenta”, revela Padilha.

A epidemia de 2009

A região de Tubarão, em 2009, foi a que mais sofreu com o vírus da gripe A. Na época, a doença havia recém surgido e pouca gente sabia lidar com a situação. A Cidade Azul, registrou mais de 15% dos casos de todo os estado. O município fez mais de 280 notificações de suspeitas.
Por causa do surto, aulas foram canceladas e poucas pessoas andavam nas ruas, e as que saíam de casa usavam máscaras para se proteger. Foram proibidas atividades que gerassem aglomeração de pessoas, como festas, cinema ou missas. A lei foi assinada pelo prefeito Manoel Bertoncini e durou 30 dias. Foi então que o uso do álcool em gel se disseminou. Aliás, esta até hoje é uma das armas mais eficazes para a prevenção de diversas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
nesse blog você fica em pânico com as noticias de nossa cidade,crimes,roubos,gatos e tubarões e os fantasmas...cuidado eles existem...laguna sc a cidade dos gatos que viram tubarões...