segunda-feira, 25 de julho de 2011

MORRO DO GATO ,ORLEANS/SÃO LUDGERO SC

Capelinha menos de 10 metros quadrados, no alto do Morro do Gato. Lugar de romarias de devotos de São Sebastião,comemorado no dia 20 de janeiro.
Do alto do morro se descortina bela paisagem e se estende até o mar de Laguna.


Síntese Histórica
  
1771 - Havia na região apenas um caminho de tropeiros que ligava Laguna a Lages, mandado construir pelo Governo da Província, através da Decreto de Câmara Municipal de Laguna. O carvão foi descoberto pelos tropeiros, à beira deste caminho.
1807 - Pela Ordem Real de 15 de junho de 1711, assinada em 01 de agosto de 1807, o Sr. José de Souza Pacheco, recebe de Sua Alteza uma légua de terra na margem direita do Rio Tubarão (Local : Terra da Raposa).
1840 - Neste ano, os Miranda e Rabelo ocuparam mais duas Sesmarias na margem esquerda do Rio Tubarão, até a foz do Rio Belo. Foi realizado um estudo na região Sul Catarinense, sob a chefia do Engenheiro Parigot e oficialmente constatada a existência de espessos estratos de carvão mineral nas cabeceiras do Rio Tubarão. O Dr. Parigot propõe a fundação de uma empresa de mineração belgo-brasileira, que nunca foi construída.
1861 - O Visconde de Barbacena obteve permissão para organizar uma companhia e explorar o carvão na região.
1874 - Fundada a colônia espontânea de Braço do Norte. É concedida autorização ao Visconde de Barbacena para construir  uma ferrovia e em 10/12/1880, toda obra civil é empreitada pela firma James Perry & Cia.
1876 - São medidas as terras pertencentes aos Condes.
1880 - Em 18 de dezembro deste ano, foram iniciados trabalhos de construção da ferrovia em Imbituba.
1881 - Em Paris, foi assinado o contrato de Colonização com o Comendador Caetano Pinto Jr. Firma-se a contratação para venda de 12 léguas do patrimônio real, com o compromisso de colonização em 10 anos.
1882 - Implantação da Colônia de Grão Pará.
1883 - Instalado o Núcleo Colonial Italiano de Rio Pinheiros. Inicia-se a colonização de Orleans por imigrantes europeus.
1884 - Em 01/09/1884 é inaugurada a Estrada de Ferro, e a primeira locomotiva "Visconde de Barbacena" percorre os 112km de estrada transportando o primeiro lote de carvão escavado no Brasil. Em 26 de dezembro é fundada a Vila de Orleans. O Conde D'Eu, em visita às suas terras e à Estrada de Ferro, denominou a estação localizada no km95, de Orleans, em homenagem à sua família. Ainda neste ano, surge a primeira indústria de Orleans: um tafona. Construída pela empresa no Núcleo Colonial de Rio Pinheiros. Em seguida surgiram, em Rio Pinheiros, as primeiras casas de comércio, pertencentes  a Matheus Debiasi e Bortolo Pinter. E ainda a fabrica de banha, sapataria, curtume e engenhos. Surge no local um forte centro comercial.
1885 - Começam os trabalhos de demarcação das ruas, lotes e construções de casas de comércio e moradia. A sede da Empresa Colonizadora é transferida para a vila de Orleans.
1887 - O Padre Cipriano celebra a primeira missa em Orleans. Surge na Vila o primeiro curtume de Luiz Pizzolatti. A primeira panificadora de Lourenço Mattei. A primeira olaria de João Bússolo, em Rio Belo e a primeira serraria, de Giácomo Nicoladelli, em Corridas.
1888 - Em 02 de outubro, Orleans deixou de ser colônia em Regime Especial, para emancipar-se em Distrito : ORLEANS DO SUL, distrito do município de Tubarão.
1890 - Em 08 de novembro , os Condes vendem as terras do Patrimônio à Empresa Industrial e Colonizadora do Brasil. Em 21 do mesmo mês, o Governo Republicano decreta o confisco dos bens da Família Imperial. Foi iniciada na Vila de Orleans a construção de um templo, com oferta de Dona Otilia, filha do Comendador. Foi inaugurado dois anos após iniciada a construção, sendo a estátua da Padroeira Santa Otilia, doada pela firma Teixeira, de Laguna, em 1896.
1892 - Fundada a paróquia de Rio Pinheiros.
1896 - Orleans recebe a visita do Primeiro Bispo, Dom José Camargo Barros.
1900 - Instalado o primeiro hotel, pertencente a Pedro Geremias.
1901 - Instalada a primeira farmácia, que pertencia a José Antunes Mattos.
1913 - Em 30 de agosto, o governador do estado, Coronel Vidal Ramos, eleva Orleans a município, com sede na Vila de Orleans.
1914 - Criado o Distrito de Pindotiba.
1922 - Fundado o primeiro time de futebol: João Cardoso Futebol Clube, que construiu o seu próprio estádio, que mais tarde passou para o Esporte Clube Conde D'Eu.
1930 - Fundado o Clube União Orleanense.
No início do século, funcionava em Orleans o Cine Natal, de propriedade de Valter Brandi. Foi desativado por motivos técnicos. O motor era movido a querosene e apresentava muitos problemas. Com a desativação, o sr. José Antunes Mattos adquiriu aparelhagem em Laguna e reabriu o cinema. Porém, com a primeira Guerra Mundial, os filmes deixaram de ser importados e o setor entrou em crise. Com o fim da guerra, o Pe. Guilherme Farinha adquiriu a aparelhagem de um cinema desativado em São Joaquim e abriu o cinema. Em homenagem ao primeiro cinema de Orleans recebeu também o nome de Cine Natal.

1931 - Entrou em atividade o Cine Luiz Verani e foi fundado o Esporte Clube Conde D'Eu.
1934 - Em 17 de janeiro, o interventor federal, Coronel Aristiliano Ramos, criou a Comarca de Orleans, sendo o prefeito o sr. Luiz Pizzolatti.
1935 - Iniciada a construção da nova Igreja Matriz "Santa Otilia", sob planta e execução do Pe. Antonio Kondlick.
1937 - A Companhia de Mineração de Carvão Barro Branco construiu  a usina hidroelétrica na localidade de Barra do Rio Novo. Também neste ano, iniciou-se a construção do Hospital Santa Otília, que foi inaugurado em 1939.
1938 - Iniciada a construção da estrada entre Orleans e Lauro Müller. Ainda neste ano, a prefeitura de Orleans comprou o primeiro caminhão.
1940 - Nasceu Maria Soares André (25/09).
1941 - No dia 12 de outubro deste ano, entrou em atividade o Hotel Brasil, que foi demolido em 2006.
1943 - Construído o prédio da prefeitura municipal. Pela lei estadual 941, de 31/12/43, a grafia passa de ORLEANS para ORLEÃES. Voltou a grafia original em 1970.
1947 - Nasceu Antonio Dias André (28/10).
1951 - Em 02 de outubro foi criado o Asilo de Idosos.
1961 - Fundada a Sociedade Rádio Guarujá de Orleans Ltda.
1963 - Fundado o Orleans Tênis Clube. Captados pela primeira vez em Orleans, sinais de TV, pois foi instalado o primeiro televisor que pertencia a Maria Alberton Cascaes.
1964 - Instalado o Colégio Toneza Cascaes e fundada a Cooperativa Agropecuária de Orleans.
1967 - Fundado o Sindicato Rural de Orleans.
1969 - Inaugurada a Escola Municipal Cônego Santos Spricigo.
1974 - Inaugurado o SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto e instalada a CELESC. Início da FEBAVE - Fundação Educacional Barriga Verde. Ainda no mesmo ano, foi criado o Conselho Municipal da Cultura.
1980 - Inaugurados o Ginásio de Esportes "Dr. Homero de Miranda Gomes" em 12 de março e em 30 de setembro o Museu ao Ar Livre.
1981 - Fundada a Academia Orleanense de Letras.
1983 - Inaugurado o Motódromo do Museu.
1989 - Inaugurada a rádio FM Luz e Vida pelo Pe. Santos Spricigo, no dia 21 de dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
nesse blog você fica em pânico com as noticias de nossa cidade,crimes,roubos,gatos e tubarões e os fantasmas...cuidado eles existem...laguna sc a cidade dos gatos que viram tubarões...