Perfil: suspeito tem opiniões de direita
"Anders Behring Breivik"
O suspeito dos ataques de sexta-feira, Anders Behring Breivik, de 32 anos de idade, tem opiniões políticas de direita, segundo a polícia.
O chefe de polícia Sveinung Sponheim disse que mensagens suas publicadas na internet 'sugerem que ele tem opiniões políticas voltadas para a direita, anti-islâmicas'.
'Mas ainda não sabemos se isso foi uma motivação para os eventos ocorridos', disse ele à emissora norueguesa NRK.
Pouco se sabe sobre ele além do que foi publicado em sites de redes sociais como Facebook e Twitter e suas contas foram abertas apenas em 17 de julho.
Na sua suposta página do Facebook, ele se descreve como um cristão e um conservador. A página não está mais disponível, mas afirmava que ele se interessava por musculação, maçonaria e no poder do indivíduo.
Testemunhas nas ilhas Utoeya o descreveram como loiro, alto e vestido com um uniforme da polícia. A imagem no Facebook é de um homem loiro de olhos azuis.
O jornal norueguês Verdens Gang citou um amigo de Breivik dizendo que ele se voltou ao extremismo de direita quando tinha pouco menos de 30 anos de idade. O jornal diz também que ele participava de fóruns online expressando fortes opiniões nacionalistas.
Aparentemente ele não tinha treinamento militar específico, ou ficha criminal.
Acredita-se que Breivik tenha crescido e estudado em Oslo. Já adulto, mudou para fora da cidade e criou a empresa Breivik Geofarm, uma companhia agrícola para o cultivo de vegetais.
A imprensa norueguesa diz que por meio da empresa ele teria conseguido comprar fertilizantes, um ingrediente na fabricação de bombas.
Sua suposta conta do Twitter apresenta apenas uma mensagem, que cita o filósofo John Stuart Mill: 'Uma pessoa com convicção tem a força equivalente a 100 mil que tenham interesses apenas'.